sexta-feira, 25 de agosto de 2017

QUEM SOU EU?

Hoje resolvi fazer um perfil de minha autoria.

Quando eu me pergunto quem sou eu, fico sempre na dúvida se sou o que pergunta, ou o que não sabe a resposta? Pois é, nem eu mesmo sei, neste momento. Só sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.

Mas voltemos à questão de "Quem sou eu?". Sou oriundo duma família remediada e modesta. O meu pai era natural duma aldeia do concelho de Arganil e desde muito jovem veio para Lisboa em busca duma vida melhor. A minha mãe era natural de Almada. Por cá se conheceram e em Lisboa residiram até ao fim das suas vidas. Como certamente já depreenderam eu sou um Lisboeta. Nasci, cresci, aprendi, estudei e vivi, até à idade adulta, na cidade de Lisboa.

A propósito de aprender, de facto, ao longo da vida eu aprendi muito. Aprendi que nem tudo é como um sonho, que quase sempre nos dececionamos em relação às pessoas, umas vezes porque elas não valem a pena, ou porque esperamos delas muito mais do que na realidade elas valem. Aprendi também a não esperar por nada na minha vida, mas sim deixar que as coisas acontecessem... e reconheço que ganhei muito com isso, porque aprendi a distinguir os amigos, dos conhecidos.

Ao longo da minha vida algumas vezes caí, levantei-me, chorei, aprendi, cresci... E de tudo isso tirei uma conclusão: "Tudo na vida passa, deixemos o tempo falar por nós e deixemos que ele nos mostre se as nossas escolhas são as corretas... porque na vida o que importa não é o que as pessoas acham de nós, e sim o que Deus sabe a nosso respeito".

Poderia enumerar aqui todos os meus medos e as minhas angústias, mas aprendi que isso deve ser guardado só para mim.

Descrever-me fisicamente, falar da minha personalidade, dos meus gostos, etc., também não gostaria de falar nisso. Infelizmente, creio que isso não é importante, porque quem nos define são as outras pessoas. Cada pessoa tem um conceito diferente sobre nós. Se perguntar a um meu inimigo quem eu sou ele me julgará mal, se perguntar a um meu amigo ele só dirá as minhas qualidades. Se me perguntar quem sou... eu direi: "Sou o que está a ver... agora depende dos seus olhos!"

A terminar poderei resumidamente dizer que sou uma pessoa feliz, que ama muito a família e a vida, apesar de na vida continuar a ser um aprendiz e de possuir algumas imperfeições. Como dizia um poeta "Se os caminhos desta vida / Ainda não sei de cor, / Pelo menos busco, / A cada dia, / Tornar-me alguém melhor."
Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário