terça-feira, 1 de agosto de 2017

VIAGEM AOS PAÍSES BÁLTICOS – (I)

As três nações que integram os Países Bálticos estão localizadas no nordeste da Europa, na costa do Mar Báltico.
Estónia, Letónia e Lituânia formam os Países Bálticos, essas nações estão localizadas na porção nordeste do continente europeu, na costa leste do mar Báltico. Juntos, possuem extensão territorial de 174.800 quilómetros quadrados e população de 6.876.172 habitantes.
Essas três nações integraram a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), e declararam suas independências em 1991, passando, portanto, a serem Estados autónomos.
Com o fim da URSS em 1991, as ex-repúblicas soviéticas, juntamente com a Rússia, criaram a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que consiste num bloco económico cujo principal objetivo é estabelecer um sistema económico e de defesa entre as nações. De todas as ex-repúblicas soviéticas, somente os Países Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) nunca integraram a CEI, pois essas nações, desde a independência, sempre tentaram diminuir as relações políticas com a Rússia, principal integrante do bloco.
Atualmente, os Países Bálticos são membros da União Europeia (UE) e apresentam elevadas taxas de desenvolvimento económico: média de 6% ao ano. O desenvolvimento social também tem sido promovido nessas nações, com crescimentos constantes no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
No entanto, os Países Bálticos apresentam problemas vinculados ao período de integração na União Soviética. Todas essas nações possuem uma parcela da população de origem russa, na Estónia e na Letónia, por exemplo, 30% da população é de origem russa.
Vasco Lopes da Gama
Fonte: Equipa "Brasil Escola"-Wagner de Cerqueira e Francisco, Graduado em Geografia

(Dados extraídos da Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário