domingo, 10 de abril de 2011

Quaresma – Um tempo de preparação para a Páscoa

A Quaresma, cuja prática data do século IV, vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa maior do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa.

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve aproximar-se de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazer uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos.

A Quaresma é um tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa, sendo tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em nós, para sermos melhores e podermos viver mais próximos de Cristo. É, pois, o período propício a um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para o acolhimento do Cristo Vivo e Ressuscitado, no Domingo de Páscoa.

A duração da  Quaresma  está  baseada no símbolo do número quarenta,  na Bíblia. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

E que devem fazer os cristãos no tempo da Quaresma? Por meio do Evangelho, proclamado na quarta-feira de cinzas, a Igreja católica propõe três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias da nossa vida deve o cristão buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que a justiça, a paz e o amor existam em toda a humanidade. Os cristãos devem, portanto, neste tempo, recolher-se em reflexão para se aproximarem de Deus.

A Quaresma é um tempo "forte" de oração, jejum e atenção aos necessitados, oferecendo a todo cristão a possibilidade de se preparar para a Páscoa, fazendo uma séria e profunda ponderação da sua própria vida, confrontando-a, de maneira especial, com a Palavra de Deus, que deve iluminar o caminho quotidiano dos fiéis.

Que o período quaresmal, em que a Liturgia da Igreja apresenta à nossa reflexão os grandes mistérios da salvação, seja vivido por todos nós numa atitude de penitência e de sacrifício, para nos prepararmos dignamente para o encontro pascal com Cristo. Vivamos, pois, sempre animados pelo altíssimo ideal proclamado por Jesus, cujo mandamento é: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei.

Vasco Lopes da Gama

2 comentários:

  1. Vasco
    Gostei muito de ler o seu texto.

    Era otimo que assim fosse! nos dias de hoje...era bom que as pessoas fizessem mesmo uma reflexão de si próprio e do contexto Mundial.

    À sua última frase eu quero dizer:
    _Que assim seja!

    Um beijnho de Muita Alegria para si e toda a família, nesta época festiva.
    maria guida

    ResponderEliminar
  2. Olá Guida!

    Obrigado pelo seu comentário.

    Aproveito também a oportunidade para enviar votos de uma Feliz e Santa Páscoa e continuação de boas férias.

    Um abraço e um beijo de muita amizade dos colegas e amigos,

    Vasco e Mila

    ResponderEliminar