domingo, 17 de setembro de 2017

SERMOS DONOS DO NOSSO TEMPO É LIBERTADOR

Em primeiro lugar talvez devamos começar por clarificar e definir o que é o tempo. O tempo poderá definir-se com sendo a duração dos factos, determinando assim as horas, os dias, as semanas, os anos, os séculos, as épocas e os momentos em que as coisas acontecem.
O tempo ora pode passar rapidamente (até nos parecendo que voa, dada a sua rapidez), como noutras ocasiões anda tão devagar que parece que nunca mais passa. Tudo isto dependendo daquilo que nós estivermos a fazer.
Sendo certo que "para tudo há um tempo determinado", deveremos ter em consideração de como arranjar tempo para aquilo que realmente é importante para nós e para a nossa vida.
É preciso, portanto, clarificar e delinear quais as atividades que verdadeiramente nos interessam e que nos podem ajudar a ir ao encontro dos nossos valores e objetivos.
Temos, pois, que tentar elaborar e ordenar os valores e objetivos que queremos para a nossa vida e para o nosso bem-estar. Nem sempre isso é um exercício fácil e conciliatório, mas sem dúvida que ele poderá ser um importante contributo para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos.
Façamos, pois, um esforço para elaborar a nossa lista de prioridades. Certamente que, com alguns momentos de reflexão, começamos a trazer à mente algumas das nossas prioridades, tais como: a família, os amigos, a educação, o trabalho, o dinheiro, a felicidade, a saúde (física e espiritual), etc.
Agora tonar-se-á necessário analisar quais destes valores são efetivamente os mais importantes para nós. Ao mesmo tempo deveremos equacionar isto com os objetivos que gostaríamos de alcançar.
Põe-se-nos então a questão, não menos importante, do que diferencia valores e objetivos. Duma forma simplista podemos dizer que os valores são contínuos, ao passo que os objetivos, ao serem alcançados, podem ser dados como concluídos.
Face ao atrás mencionado, é importante definirmos bem quais os objetivos que queremos alcançar, como por exemplo: "Passar mais tempo com a família?", "Encontrar um emprego melhor?", "Aperfeiçoar as nossas habilidades num hobby favorito?", "Aprender outro hobby?", " Ler ou escrever um livro?", etc.
É chegado então o momento de decidirmos quais destes objetivos são os mais importantes para nós e certificarmo-nos se eles são compatíveis com os nossos valores e se, entre si, não entram em conflito.
Se os nossos objetivos estiverem de acordo com os nossos valores e nós fizermos as atividades que contribuem para alcançar esses objetivos, a nossa vida estará bem direcionada. Nós dedicaremos mais tempo às coisas que, realmente, consideramos importantes.
Mas nunca devemos perder de vista que as coisas levam tempo, assim como, os nossos processos também levam o seu tempo.
Por isso, temos de aprender a aceitar e respeitar o tempo das coisas, não devendo julgar se há atrasos, ou avanços. A pressa, tal como a lentidão, são um erro.
Não raras vezes desrespeitamos o ritmo do nosso desenvolvimento. "Vendemos o nosso tempo, entregamos por pouco e aceitamos a ansiedade alheia". "Porquê de segunda a sexta? Porquê das 8h às 18h? Porquê fazer férias agora, e não no nosso momento?".
Pois é, sermos "donos do nosso próprio tempo é um ato de amor e, podem crer, que é verdadeiramente libertador!"

Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário