sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Acabaram-se as férias e como elas foram curtas!

Os dias passados na praia ou no campo, a visitar museus ou a conhecer uma nova região deixam sempre saudades e uma enorme vontade de ter mais alguns dias de férias.

Após longos dias de inércia, muito sol, descanso e ar puro, eis que nos preparamos para voltar à rotina diária e o regresso ao trabalho é inevitável, por isso, o melhor que temos a fazer é consciencializarmo-nos que após umas saborosas férias chega sempre a realidade do trabalho e a vida quotidiana.

Para muitos a situação pode tornar-se deprimente, para outros, o regresso ao trabalho, pode significar uma maior dedicação, já com as ''baterias carregadas'', para projectos futuros.

Quando estamos de férias há um ambiente de menor exigência das pessoas à nossa volta, menos rigidez de horários e mais tranquilidade.


O mês de Outubro já chegou e é mesmo oficial: as férias de Verão chegaram ao fim.

A passagem para um ambiente com horários e metas a cumprir é, para algumas pessoas, causa de irritabilidade sendo o primeiro dia aquele que custa mais.

Insónias, distúrbios alimentares, apatia, irritabilidade, nervosismo, agressividade, cansaço e fadiga extrema, são apenas alguns dos sintomas com que se poderá ter de lidar no regresso de férias. É a angústia do regresso a que a ciência apelidou de síndrome pós-férias, que se pode ultrapassar depois de alguns dias, recuperando o ritmo do trabalho.

Se a postura de regresso ao trabalho não for positiva, nada correrá como se deseja. O humor alterado e a vontade constante de querer estar de novo em férias, podem influenciar o nosso trabalho. Devemos consciencializar-nos que tudo tem o seu tempo e agora é tempo de regressar ao trabalho.

A vida profissional não pede licença e impõe muitas vezes uma tensão emocional que rouba tempo e disponibilidade para aprofundar o lado afectivo durante a maior parte do ano.

A instabilidade do mercado e a necessidade dos executivos cumprirem indicadores, são as principais causas que levam muitas pessoas a prescindir dos períodos de férias. No entanto, os especialistas afirmam que o descanso e uns dias longe do trabalho são benéficos e fundamentais para manter uma postura equilibrada ao longo do ano, contribuindo para o aumento da motivação e, consequentemente, da produtividade.

Saber gerir o tempo livre é fundamental para o bem-estar físico e psíquico. Isto porque as férias não são um luxo, mas uma necessidade do organismo.

A cultura das sensações tem roubado o nosso tempo e a nossa capacidade de repousar e relaxar e, não raras vezes, nos sentimos como se voltássemos ao trabalho ainda mais cansados do que antes de partirmos.

Hoje em dia é fundamental saber aproveitar o nosso tempo de lazer, abrandar o ritmo e enfrentar com sucesso o regresso à rotina pós-férias.

É comum dizer-se que trabalhar faz bem, fundamentando-se este argumento na ideia de que o remédio definitivo para nos ajudar a ultrapassar tristezas temporárias - é o trabalho.

O regresso das férias de Verão deverá ser sempre encarado como se fosse um novo ano, muito mais que a passagem do ano, que é de um dia para o outro. As férias de Verão devem proporcionar-nos uma paragem para pensar e reformular os nossos desejos para os tempos que se avizinham.

E como os dias vão começando a ficar mais frescos e mais pequenos, já nos apetece trocar a cerveja na esplanada por um café ou um chá quentinho.

Vamos lá animar porque o Outono também tem coisas boas!

Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário