sábado, 30 de maio de 2015

VISITAR A GRÉCIA... A REALIZAÇÃO DUM SONHO! ▬ ( V )

No quinto e penúltimo dia da nossa viagem à Grécia e, chegados ao hotel, depois de termos passado o dia num mini-cruzeiro pelo Golfo Sarónico, no Mar Egeu, logo tivemos que nos aprontar para uma saída noturna. O programa incluía ainda, para este dia, um jantar numa das tradicionais tabernas, no bairro Plaka.
Poderá mesmo afirmar-se que foi uma decisão acertada! Plaka é um antigo bairro muito agradável e aprazível, particularmente à noite, quando todos saem para jantar e onde, em cada beco e viela se encontra uma taberna, música, escadinhas com flores, igrejinhas ortodoxas…
O trajeto do hotel até ao bairro de Plaka terminou na Taberna "Neos Rigas", que se encontrava repleta e onde já estavam previamente reservadas as nossas mesas.
Tivemos, então, oportunidade de saborear algumas das especialidades da culinária local, repleta de tradição e ingredientes frescos que conferem um toque especial ao sabor dos pratos, acompanhados pelos seus bons vinhos.
Entretanto, os músicos começaram a tocar, dando início ao espetáculo. Música, canções e danças folclóricas gregas, intercaladas de vez em quando por músicas e canções de alguns dos países dos turistas que enchiam aquela Taberna, foram acompanhando a degustação do nosso jantar e animando o ambiente.
Infelizmente, com bastante pena nossa, não fomos contemplados com nenhuma canção, ou música portuguesa. No entanto, nem por isso deixámos de nos divertir, cantar e até de, alguns de nós, fazerem o gosto ao pé dançando no palco com o grupo de dançarinos gregos, ao som de belas melodias tocadas pelos "músicos de serviço".
Entretanto, as horas iam passando e, naquele ambiente, quase nem dávamos por isso. Mas já era tarde e, como na manhã do dia seguinte deveríamos deixar o nosso hotel a caminho do aeroporto de Atenas, para a viagem de regresso, ainda teríamos que arranjar um tempito para arrumar as nossas coisas nas malas.
Na hora do regresso ao hotel era patente a alegria e boa disposição da maioria dos elementos do nosso grupo. Alguns irradiavam a alegria duma forma mais expansiva tendo, no trajeto até ao autocarro, cantado algumas canções do cancioneiro português.
No sexto e último dia de viagem, fomos despertados cedo. Após o pequeno almoço começou a habitual azáfama do transporte das malas e bagagens para a receção do hotel.
Tal como previsto, às 10H00, saímos do hotel para o Aeroporto de Atenas. Era o momento de darmos como que um último olhar à cidade e àquelas interessantes paragens que, certamente em muitos de nós, deixavam gratas recordações.
A viagem de regresso, tal como a viagem de ida, teve transbordo em Munique para mudança de voo. O tempo de espera em Munique, acabou por ser passado em amena cavaqueira, recordando alguns dos momentos da nossa estadia na Grécia, apreciando as "free shops", bebendo um café, uma cerveja e/ou saboreando alguma das especialidades e comidas típicas da Alemanha (p.ex. bratwurst, salsicha feita de carne de porco moída e especiarias).
A finalizar este relato de viagem não poderíamos deixar de referir o acompanhamento do desenrolar da mesma, via telemóvel, por parte da Presidente da Direção da ASO/USO, Senhora D. Isabel Martins, que muito nos sensibilizou. Aqui lhe queremos também expressar o nosso reconhecimento e agradecimento pelo seu empenho na realização desta viagem e a atenção demonstrada no decorrer da mesma. 
Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário