quinta-feira, 28 de maio de 2015

VISITAR A GRÉCIA... A REALIZAÇÃO DUM SONHO! ▬ ( III )

Após três dias de viagem já nos começávamos a sentir familiarizados com Atenas. No quarto dia, depois de termos aproveitado a manhã livre para darmos uma volta por Atenas e feito a compra de algumas lembranças, estava programada para a parte da tarde uma saída para visitar o Cabo Sounion, que fica situado no extremo sul da Ática, a uns 70 Km da capital.
O percurso que fizemos de Atenas para o Cabo Sounion foi através duma estrada à beira-mar, que nos proporcionou a apreciação de um mar azul maravilhoso e com praias muito bonitas e de recantos de sonho. Sem dúvida que, por momentos, parecia estarmos perante a visualização de algo semelhante a um bilhete-postal.
O Cabo Sounion, uma pequena faixa de terra que avança para o mar, é como que uma pérola defronte do mar Egeu, que abriga o Templo de Poseidon, construído no ano 44 a.C., dedicado ao Deus do Mar. O Templo, com muitas das suas magníficas colunas dóricas originais, ainda erguidas, está bem conservado e impressiona pela sua localização, na parte mais elevada do cabo.
Já na estrada, a vista do mar Egeu, é linda, mas fica ainda mais bonita quando se chega ao Templo que foi erguido para proteger as águas gregas. Observar o mar a partir do Templo é fantástico bem como, certamente, a vista do mar para o Templo, também deve ser fenomenal. Assim, não admira que a adoração a Poseidon fosse tanto da terra como do mar.  
Muitos de nós nem nos dávamos conta do inexorável andamento dos ponteiros do relógio. Começavam a ser horas de iniciar a viagem de regresso a Atenas. Depois de termos passado pela loja existente no local para trazer umas recordações dirigimo-nos ao autocarro que nos trouxe de volta ao nosso hotel em Atenas.
Depois do jantar no hotel, a maioria dos elementos do nosso grupo, foi descansar pois, no dia seguinte, teríamos que nos levantar cedo, já que nos esperava um dia muito cheio, com um cruzeiro pelo Golfo Sarónico, no Mar Egeu, visitando três das suas ilhas.

Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário