quinta-feira, 28 de maio de 2015

VISITAR A GRÉCIA... A REALIZAÇÃO DUM SONHO! ▬ ( IV )

Ir a Grécia e não fazer um cruzeiro é como ir a Roma e não ver o Papa.
Alguns de nós estávamos entusiasmados com a ideia de desbravar o Mar Egeu.
Neste quinto dia de estadia na Grécia fomos conhecer as ilhas de Hydra, Poros e Egina, nesta ordem. E depois? Depois voltámos para Atenas para dormir no conforto do nosso hotel. É um mini-cruzeiro de um só dia!
São as famosas Ilhas do Golfo Sarónico e o passeio serve de amostra do que a Grécia insular (a parte do país formada por ilhas) tem para oferecer. Uma escapadinha divertida e que 90% dos turistas estrangeiros aproveitam.
São ilhas muito utilizadas também como destino de veraneio pelos atenienses, dada a proximidade, a facilidade de transporte e a grande oferta de imóveis para alugar.
Falando agora sobre o nosso cruzeiro podemos começar por referir que os navios utilizados não são aqueles transatlânticos que vêm à nossa mente quando falamos de um cruzeiro. Trata-se de um barco com vários ambientes: barzinho, restaurante e decks externos para melhor podermos apreciar a paisagem.
Na programação a bordo tivemos apresentações e atuações de música típica e dançarinos, para nos distrair nos percursos mais longos da viagem.
A Ilha de Hydra foi a primeira a ser visitada. Esta é a minha preferida. Não sei se é por causa das águas transparentes batendo nas rochas ao lado do porto … ou talvez pelo museu histórico com os seus canhões observando o azul indescritível daquele mar. Pode ser também por causa das casinhas brancas que sempre povoaram a minha imaginação, sobre como a Grécia deveria ser. 
As coisas lá em Hydra são carregadas no lombo de burricos, pois ali não circulam carros. Um verdadeiro encanto e fascinio.
Após o regresso ao nosso barco continuámos o nosso cruzeiro rumo à Ilha de Poros. Durante este percurso foi servido o almoço.
Atracados à Ilha de Poros, descemos e tivemos algum tempo livre para passear. Casinhas brancas, dezenas de igrejinhas e o belo mar com uma cor indescritível. Tudo quanto ao que imaginávamos sobre as ilhas gregas materializava-se ali mesmo, aos nossos olhos.
O programa nesta ilha era caminhar pelas ruelas antigas e sentir um pouco dum país que ainda vive de pesca, oliveiras e artesanato. Mas, o que verdadeiramente nos impressiona, é imaginar como eles conseguem manter a sua autenticidade mesmo com os milhões de turistas que todos os dias ali aportam, vindos do mundo todo.
De regresso ao cais embarcámos para reiniciarmos a nossa viagem, agora rumo à Ilha de Egina (ou Aegina).
Das três esta é a maior das ilhas, tem estradas e várias praias inclusive. O cruzeiro proporcionava algumas opções de passeio extra, que alguns dos elementos do nosso grupo aproveitaram para fazer e que acharam interessantes.
É a pátria dos pistaches, são um dos maiores produtores do mundo, para além de também aqui podermos apreciar o verde das oliveiras.
Ainda nesta ilha podemos admirar um dos mais lindos e preservados templos dóricos de toda a viagem, em homenagem a Afaia, que é uma das versões da deusa Atena.
Depois de passarmos o resto da tarde na Ilha de Egina (ou Aegina), voltámos em segurança para o Porto de Pireus, regressando tranquilamente ao nosso hotel no centro de Atenas.

Relativamente a este cruzeiro e em termos duma avaliação global, para além dos momentos de descontração, confraternização e saudável convívio entre todos os elementos do nosso grupo, poderemos destacar os belos lugares visitados, as lindas paisagens, um mar azul de encantar e regalar os olhos, a diversão a bordo … ou seja, em resumo e numa palavra ─ aprovado!

Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário