sábado, 31 de março de 2012

Ser Transparente...

Às vezes, pergunto-me por que é tão difícil "Ser Transparente"...

Costumamos acreditar que "Ser Transparente" é simplesmente ser sincero, não enganar os outros.

Mas, "Ser Transparente" é muito mais do que isso...É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar o que a gente sente...

"Ser Transparente" é desnudar a alma, é deixar cair as "máscaras", baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que insistimos tanto em nos empenhar para levantar...

"Ser Transparente” é permitir que toda nossa doçura aflore, desabroche, transborde...

Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco...

Preferimos a dureza da razão à beleza que exporia toda a fragilidade humana...

Preferimos o "nó" na garganta às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser...

Preferimos perder-nos numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregarmos diante de Deus e admitir que não sabemos, que temos medo.

Por mais doloroso que seja ter de construir uma “máscara” que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos e até do nosso Deus, preferimos antes: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção...e assim nos vamos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos!

Não porque sejamos pessoas mentirosas! Mas, porque, como folhas secas, nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está a nossa brandura, o nosso amor mais intenso e não contaminado!

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir, o que de mais precioso temos para compartilhar com os irmãos − a doçura, a compaixão e a compreensão − de que todos nós sofremos e às vezes nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir.

Num silêncio que nos remete à saudade de "nós mesmos" − daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!

Porque infelizmente, aprendemos que é melhor vingar, rebater, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: “você está a magoar-me...pode parar, por favor?”

Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro quando, na verdade, se agíssemos deixando que a nossa razão ouvisse também o nosso coração, poderíamos evitar tanta dor... Tanta dor!

Não devemos ter medo dos confrontos...

Mas sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura!

Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencíveis!

Que consigamos tentar não controlar tanto, responder tanto, competir tanto... Mas confiar sempre!

Lembrando-nos que "a vida é tão curta e a tarefa de vivê-la é tão difícil que quando começamos a aprendê-la, já é hora de partir..."

Sigamos na certeza de que...TUDO PASSA...

Que consigamos docemente Viver...Sentir...Amar...Ser Transparentes!

Certos de que esse momento que vivemos, seja de muita alegria ou de dor, vai passar!

E devemos seguir em frente, sem olhar para trás, rumo à Eternidade, sempre transparentes, porque tudo passa, mas somos eternos...

Que Deus nos abençoe! Paz e Luz!
(Autor Desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário