sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uma Aposta Vencedora para a Terceira Idade

Nos primeiros tempos de reformado ocupei o meu tempo visitando os amigos, arrumando o que tenho em casa, passando algum tempo agarrado à televisão e ficando, dia-a-dia, cada vez mais trôpego e só.

Com a entrada na Universidade Sénior de Odivelas, o meu tempo começou a estar, em parte, ocupado e os meus pensamentos passaram a encontrar sempre alguma coisa com que se preocupar, deixando de estar sempre a pensar na solidão.

Na Universidade encontrei outras pessoas com quem conversar, criando novas amizades e nova maneira de encarar os anos que se avizinham de maneira mais alegre e bem-disposta, indo assim vencendo a velhice. Aqui pude aperceber-me de que este sistema de vida obriga a que os alunos elevem o seu ego, o seu amor-próprio e a sua auto-estima, incluindo a preocupação com a sua aparência pessoal e com o vestuário.

Trata-se, em resumo, de aumentar a qualidade de vida e o prazer de viver.

Nesta universidade, podem envolver-se alunos e/ou professores, sem diferenças de classes, encontrando um vasto leque de disciplinas, de carácter mais académico ou mais prático, onde a avaliação formal não entra e onde se aprende por gosto e com gosto. Muitas vezes entra-se como aluno e acrescenta-se-lhe o papel de professor de uma determinada disciplina. A alegria e o convívio estão sempre presentes, quebrando-se a monotonia, fazendo-se amizades, aprendendo-se, descobrindo-se interesses e vocações escondidas, rejuvenescendo-se, ganhando-se auto-estima, confiança em si próprio e gosto pela vida.

"Vivemos a aprender e morremos sem saber". Esta velha máxima poderá ser trocada pela ideia de que poderemos viver mais saudavelmente partilhando saberes. Todos podemos saber e ensinar muito, tornando-nos mais autoconfiantes, mais vivos, mais saudáveis e mais felizes. Tudo isto fará mais sentido quando se chega a idade da reforma, que muitos temem como o fim da sua vida (pelo menos da activa).

A terceira idade não deve ser encarada como um problema mas como uma riqueza, por isso é necessário investir na qualidade de vida dos idosos, sendo a Universidade Sénior, uma parte da resposta, que toda a comunidade deve acarinhar e apoiar, criando condições para uma das formas de envelhecer mais activa, saudável e feliz, no Concelho de Odivelas.


Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário