sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Comunicar é preciso!

Para haver comunicação é necessário existir um emissor - o que emite a mensagem, e um receptor - o que recebe essa mensagem. No entanto, sendo estes dois elementos necessários, não são bastantes.
Sendo o homem um ser social, interage com os outros homens comunicando de diversas maneiras.
Para além do modo e das várias formas de comunicar, o importante é que a comunicação se processe com eficácia, ou seja, que a mensagem seja enviada e recebida em boas condições. Se uma mensagem/comunicação não estiver emitida e contextualizada numa linguagem perceptível pelo receptor, poderá não haver comunicação e, pior do que isso, pode levar a uma situação de desentendimento, ou de mal entendido, podendo redundar numa situação a que uma e outra parte acham “coisas” acerca do que se disse: “eu acho que aquilo que quererias dizer, era...”. Uma comunicação não dever ser um processo de intenções, ela deverá dizer exactamente o que se quer dizer, sem ambiguidades e de uma forma clara.
Os meios de comunicação têm vindo a diversificar-se e a evoluir. Coisas novas vão surgindo a todo o momento, minuto a minuto, enquanto muitos de nós permanecemos utilizando os objectos antigos. Torna-se, portanto, necessário que cada um de nós se adapte, rapidamente, ao mundo das novas tecnologias e das redes sociais.
Comunicar é muito mais do que uma necessidade básica. Quando comemos estamos a satisfazer a necessidade básica de nos alimentarmos mas também experimentamos prazeres e sensações de agrado à vista, ao tacto e ao gosto. Comunicar, é um processo semelhante, é necessário e é bom!
Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário