segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Reflexão em Tempo de Férias (III) - Os jovens e os desafios do mercado de trabalho

O primeiro obstáculo que se depara aos jovens à procura de emprego é a sua falta de experiência profissional, uma vez que muitas empresas não procuram apenas pessoas com formação académica, mas também com alguma de experiência.
É esta combinação de formação académica de nível superior e experiência profissional que nos parece uma combinação quase impossível e paradoxal nos jovens pois, para ter experiência é preciso começar sem experiência, já que ela só se adquire com o tempo.
Mas infelizmente o mercado de trabalho ainda não vê as coisas dessa forma.
Conscientes disto, muitos dos nossos jovens têm procurado trabalhar nas férias e/ou durante o próprio ano escolar, em empregos temporários, tendo em vista começar a ganhar experiência no mundo do trabalho.
O facto de muitos jovens irem trabalhar/estagiar durante os estudos, tem-se mostrado importante e determinante para a sua vida profissional. É, nesse sentido, que muitas universidades e institutos têm incentivado e integrado estágios nos currículos dos seus cursos, como um requisito para a atribuição do grau de certificação académica e de conclusão dos cursos ministrados aos seus alunos.
A aplicação desta experiência de prática empresarial ajuda os alunos a constatarem, por si próprios, a aplicabilidade da teoria que lhes foi ministrada e isso dá-lhes a oportunidade de melhor poderem conhecer o mundo laboral e o seu real funcionamento, para além de lhes possibilitar um melhor conhecimento das suas responsabilidades enquanto trabalhadores/colaboradores, a hierarquização estrutural das empresas e organizações e os tipos de relacionamentos existentes nas estruturas, nas chefias e nos subordinados.
Tudo isto é cada vez mais importante, sobretudo para os jovens, uma vez que lhes vai permitir um melhor conhecimento do que é, ou deverá ser, o trabalho em equipa, o cumprir horários, o lidar com a pressão e com a concorrência. Cabe aqui ainda referir que, através destas experiências de trabalho, os jovens tendem a ficar com uma melhor perceção, na prática, do que será a realidade profissional do posto e trabalho que imaginam poder vir a desempenhar e com que sonham.
Hoje em dia, para os jovens, o primeiro desafio que se lhes coloca é procurar estar bem preparado e saber demonstrar o seu talento e as suas qualidades e competências. Por isso o fator experiência tornou-se crítico face à cada vez maior concorrência no mercado de trabalho.
Muitas vezes, os jovens chegam a recusar excelentes oportunidades apenas porque a remuneração não é atrativa.
No entanto, no atual quadro do mercado laboral a experiência dos primeiros seis meses, ou um ano, pode valer mais do que muito do dinheiro que se deixou de ganhar.
Começar a trabalhar, mesmo quando as condições não são como se esperava e desejava, pode possibilitar a abertura de portas para novas oportunidades de trabalho.
Portanto, o mais importante é conseguir colocar o pé na porta de entrada e aproveitar a ocasião para mostrar o talento que se tem e, depois disso, tentar negociar as condições de trabalho, procurando provar que, contrariamente ao que muitos pensam, os jovens não são um risco, mas um investimento.
A finalizar este apontamento e reflexão, queremos deixar uma mensagem de esperança aos nossos jovens. Atualmente a internet está presente no nosso dia-a-dia e nas relações de trabalho, isso significa que os contactos e relacionamentos, de qualquer um de nós, podem ser feitos quando já nos encontramos no ambiente laboral. Este ambiente permite-nos conhecer muitas pessoas, inclusivamente da concorrência, que poderão ser muito importantes na abertura de novas portas e, quem sabe, de novas opções de funções e de novas oportunidades de crescimento e de carreira profissional.
Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário