domingo, 18 de setembro de 2011

Acabaram as férias!


As férias "oficiais" terminaram.

As férias judiciais também já acabaram e este ano o regresso dos magistrados promete.

Os próximos meses poderão decidir o desfecho de alguns dos processos mais mediáticos - e longos - da história da justiça portuguesa. A chegada de Setembro coincide com a implementação de algumas medidas por parte do Ministério da Justiça - por força do Memorando da "troika".

Durante o Verão, Portugal resolveu um problema com décadas. Acabaram os direitos especiais do Estado em empresas cotadas. A última das empresas onde o Estado ainda tinha direitos especiais, a “EDP, libertou-se dessa intervenção. Primeiro terminou a "golden share" da "PT", em finais de Julho, depois foi a "Galp Energia" e, por último, foi a vez da "EDP". 

Tudo isto aconteceu em menos de dois meses, neste Verão de 2011 - entre 5 de Julho, quando o Governo aprovou em Conselho de Ministros o fim das "golden share", e 25 de Agosto, o dia em que se acabou com os direitos especiais do Estado na “EDP”. 

Em poucos dias, com boa parte dos portugueses de férias, terminou um processo com anos que opunha Portugal às instâncias europeias, por violação das regras do mercado único de livre circulação de capitais e de concorrência. 

A história das três "golden share" é a imagem da paralisia em que o País estava, acorrentado pelos poderes instalados. Foram quase duas décadas a tentar mudar sem nada conseguir. E no Verão de 2011 tudo se fez. Sem estudos, debates ou pareceres, graças à "troika".

Mas, para os Seniores, a chegada do mês de Setembro pode representar a abertura duma janela de oportunidades para umas "escapadelas" pelo nosso país.
  
Aproveitemos, pois, que a azáfama das férias já terminou, que as grandes enchentes para tudo acabaram, e aproveitemos para passar uns dias relaxantes e, certamente mais económicos, por este nosso belo Portugal.

Difícil vai ser escolher o melhor destino! Procuremos explorar todos os cantos e recantos do país e convivamos com a nossa História e cultura. Apaixonemo-nos por paisagens únicas e não deixemos de saborear a genuína gastronomia portuguesa.

Se a opção recair pelas terras algarvias, para além dos bons passeios à beira-mar não devemos deixar de comer uma saborosa cataplana.

A Idade de Ouro deverá ser vivida em pleno, com muitos e bons momentos!
Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário