sábado, 25 de junho de 2011

Verão – tempo de férias, lazer e exercícios ao ar livre

O Verão do hemisfério norte é chamado de “Verão boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “Verão austral”. O “Verão boreal” tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece em 21 de Junho.

Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos.

Geralmente, o verão é uma época do ano linda para ir à praia, tirar férias, fazer viagens, passeios e diversão, para além de muitas outras coisas. Tudo isto somado proporciona-nos um roteiro que, para além de atraente, tem espaço para todos: os que querem gozar os seus merecidos momentos de descanso e aqueles que continuam a trabalhar nesta estação do ano.

No entanto, nos dias muito quentes que se vão fazendo, há um aspecto que nunca nos devemos esquecer – a precaução! Todos devemos tê-la em doses bastante grandes e generosas.

Sem dúvida que o verão traz alegria mas, não havendo uma correcta observância de algumas necessárias precauções, podem surgir alguns malefícios.

Verão é uma época ideal para momentos de lazer ao ar livre. Mas para isso é preciso, não só ter disposição, mas também energia. Por isso, manter uma alimentação saudável torna-se indispensável.

Para além da energia, deverá também prestar-se atenção a outras questões tais como, por exemplo, a “Hidratação”, pois as altas temperaturas aumentam a libertação de líquidos e sais minerais pelo suor. Isto deve levar a que nunca nos devemos esquecer de ter sempre à mão uma garrafinha de água, bem como sumos e/ou chás gelados.

Deve ainda tomar-se muito cuidado e atenção para as “tentações” que estão presentes nas praias, parques e locais de lazer, tais como: o camarão, o peixe frito, o pastelinho, a batata frita, o salgadinho, as pipocas e os hambúrgueres, entre outros. Todos estes alimentos são ricos em calorias e gorduras, cuja ingestão pode causar um certo mal-estar e desconforto.

Outro aspecto importante é a prática de actividades físicas, principalmente durante o verão, as quais devem ser praticadas com cautela. Muitas pessoas sentem-se mal por levar ao extremo o exercício físico, ou por não levar em consideração algumas regras essenciais para dias de muito sol e quentes – como é o caso da hidratação. Beber água antes, durante e após as actividades físicas é de extrema importância devido às altas temperaturas, uma vez que o corpo perde mais água e sais minerais, provocando um aumento do risco de tonturas e de mal-estar. O cuidado com as roupas e o calçado também é fundamental, recomendando-se o uso de modelos confortáveis, tecidos leves e uns bons ténis.

Na estação do sol, as actividades ao ar livre não são apenas constituídas de exercícios. Jogar à bola, brincar com raquetes no parque, ou passear com o cão, são alguns exemplos das actividades que, em períodos de lazer, também promovem resultados físicos e mentais positivos.

Aproveitemos, pois, a energia do verão  saindo de casa e divertindo-nos!
Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário