segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

…e o Repórter estava lá!

Filhos de agricultores escolheram deixar o campo

Um flash ficcionado da Região Oeste, contado na primeira pessoa, que acaba por ser um retrato do nosso mundo rural              

“Sem qualidade de vida e sem a criação de incentivos, não há motivação para fixação e permanência no campo”. Esta é a opinião do casal António Mota, de 63 anos, e Isabel Mota, de 61. Os dois trabalham afincadamente na lavoura na sua propriedade de um hectare, na região Oeste. Resignados, não esperam, nem sequer desejam, que os filhos tenham a vida que eles levam.
António e Isabel tiveram quatro filhos. João morreu do coração três meses antes de se formar. Fernando, de 33 anos, é técnico da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Manuel, com 30 anos, é mecânico automóvel, em Lisboa, e a Joaquina, de 23 anos, está ainda a estudar em Coimbra.
Com 39 anos de casamento, os dois estão acostumados a trabalhar juntos e sozinhos. Não querem mudar de vida e, muito menos, ouvir falar em morar na cidade, onde já estiveram e de onde não guardam saudade.
–“Fico tonta, nervosa, Lisboa é muito barulhenta tem muito movimento. Apesar de sofrida, a vida do campo é melhor” – diz Isabel, e António concorda com a cabeça.
Separando as laranjas e os diospiros acabados de colher, os dois fazem movimentos repetitivos e precisos, enquanto explicam por que os filhos não se interessam pelo campo. O casal conta que não teve escolha diante dos próprios pais. Naquela época, contam, era quase uma obrigação seguir o exemplo dos pais. E foi o que fizeram.
–“Hoje a cultura é deixar livre para escolher. Então deixamo-los caminharem com as próprias pernas. Quando dei por mim, estava sozinha” – lembra Isabel.
António é mais cético quanto à escolha dos filhos. Para ele, falta qualidade e incentivos à vida no campo. “A rentabilidade da terra diminuiu e na nossa idade a terra é cada vez mais complicada de lidar”. Os Mota acabaram por arrendar parte do terreno, para trabalharem em apenas metade da sua propriedade.
–“O campo não dá dinheiro, por isso os jovens vão-se embora" – diz António. “A nossa vila, tinha 74 agricultores em 1995, hoje tem apenas 28”.
Um seu vizinho, o agricultor Vítor Fonseca, de 64 anos, traz o rebanho de vacas leiteiras a pastar numa zona onde, em tempos, foi o campo de futebol do Clube Desportivo da vila. Os jogos semanais de futebol, que eram o lazer predileto dos homens da terra, já não existem. Faltam jogadores para formar as equipas, onde, até 1990, se disputavam torneios e campeonatos entre as comunidades da zona.
–“Agora, com o que sobrou de gente, não dá sequer para formar uma equipa. O campo de futebol já virou pastagem. Só restam as balizas para lembrar os jogos de antigamente. Não há mais lazer. Agora os homens vão-se divertindo jogando às cartas” – afirma Vitor.
Ele e a mulher, Maria Fonseca, de 64 anos, ficaram sozinhos na propriedade de 2 hectares. Com dois casais de filhos, não houve promessa que fizesse um deles permanecer lá. Para o mais novo, Tiago, de 24 anos, o pai chegou a fazer três propostas. Disse que daria algumas vacas para começar, depois aumentou a oferta. Nada que persuadisse o rapaz a aceitar.
–“Eu investi para ele estudar. Foi para Aveiro e não quer saber de voltar. Trabalha lá numa fábrica” – conta. Os filhos mais velhos, Marília, Patrícia e Renato, moram em centros urbanos.
–“Eu achava que pelo menos um fosse ficar com a gente” – diz, triste, Maria.
O casal está a vender e a desfazer-se das vacas que ainda restam. As terras, vão ser arrendadas, e os dois pensam ficar só com uma pequena parcela de terra para a sua horta, vivendo os dois apenas um para o outro, o resto da sua velhice.
Vasco Lopes da Gama


3 comentários:

  1. Bom dia colega e amigo.
    Eu já conhecia este texto como sabe ouvi lê-lo pelo autor do mesmo, um belo escritor que se chama Vasco da Gama.
    Mas quero dizer-lhe que li e reli porque acho lindo e de uma realidade actual.
    Parabéns por tudo o que escreve e reparte connosco.
    Tudo de bom e força.

    bjs
    aline

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Vasco
    Espero que tudo esteja a correr pelo melhor!

    Gosto muito da maneira como escreve e das imagens tão reais que tão bem sabe transmitir!

    Este tema mexeu particularmente comigo,porque a meu redor tenho vivências idênticas!
    Onde iremos parar com este afastamento da terra?
    De que modo iremos compensar quem a ela ainda se sente ligado, porque gostam ou porque não têm melhor?
    Um pouco,ou melhor, muito complicado!
    Esperemos dias melhores...
    Uma quadra feliz e um beijinho cheio de força.

    Mª Guida

    ResponderEliminar
  3. Boa noite amigo Vasco,

    Já há alguns dias que não passava por aqui.

    Este tema é interessante e é o que, infelizmente, se está a passar nas aldeias e no campo.

    Parabéns pelos artigos tão interessantes que divides e partilhas conosco!!

    Tudo de bom e muita força.
    Um abraço.
    Patricia

    ResponderEliminar