sábado, 26 de abril de 2014

"Sonhar Acordado" – Sonhos, quem os não tem?

Vamos analisar o significado de “sonhar”.

Das várias interpretações vamos deter-nos em “sonhar acordado”. Encontrei então: pôr na imaginação, pensar constantemente em alguém ou em alguma coisa, ter uma ideia fixa, adivinhar, fazer ideia, imaginar, prever, supor, suspeitar. 

Ao pôr na imaginação uma ideia fixa, não é nada mais do que desejar que alguma coisa aconteça e se realize. Quando desejamos, imaginamos e, ao imaginar, estamos a projetar o que queremos ver realizado.

Assim, haverá alguém “que não tenha sonhos”? A mim custa-me imaginar que existam pessoas que não tenham sonhos para realizar. Se existem estas pessoas, elas pararam e estagnaram no tempo – deixaram de ter vida e/ou perspetiva dela.

Mas, para que possamos realizar os nossos sonhos, é recomendável que comecemos a pensar em hierarquizar as nossas prioridades dado que, quase sempre, nos irão surgir algumas dificuldades que teremos de vencer.

No entanto, devemos ter sempre bem presente os “sonhos que pretendemos ver realizados”, para além de estarmos bem conscientes de que eles dependerão principalmente do nosso esforço, muito embora possamos vir a poder contar com a eventual intervenção e participação de outros.

A vontade de realizar alguma coisa, é o que nos impulsiona a viver. Ter um objetivo, um sonho, faz com que acordemos todos os dias com uma finalidade, que nos impulsiona para irmos atrás dela, ou à procura dela.

Trabalhar nem sempre é o que mais gostamos, mas somente assim, podemos chegar perto de realizar, nem sempre o “sonho de nossas vidas”, mas as pequenas coisas que nos podem fazer felizes. No fim de semana, uma festa pode dar-nos a motivação para uma melhor semana de trabalho, ou começarmos a sonhar com alguma coisa que gostaríamos de poder comprar, ou fazer. O que importa é sonhar. Na grande maioria das vezes as coisas só se realizam a partir dos nossos sonhos e sonhar não tem preço – sonhar é grátis!

Será que um sonho não realizado, no momento em que gostaríamos que ele acontecesse, se tornará impossível? – Não, na vida nada é impossível, depende de quanto desejamos alguma coisa e de quanto vamos lutar para que esse sonho se possa tornar realidade.

Mesmo nos momentos em que tudo parece indicar que não deu certo, é nessa altura que mais precisamos de sonhar, acreditar, viver, batalhar e ir à luta. – O sonho só acaba quando nós desistimos dele!

Sempre que quisermos e pudermos "sonhemos acordados". Isso é muito saudável e não nos devemos preocupar se alguém nos disser que "sonhamos demais". Na vida, precisamos de dar lugar ao sonho, mesmo que isso não passe apenas de um mero exercício contemplativo.

Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sonhemos, tracemos metas, prioridades e objetivos – corramos riscos para executarmos os nossos sonhos. É melhor errar por tentarmos do que errarmos por omitirmos!

Nunca nos devemos esquecer que, para realizarmos os nossos sonhos, é necessário, em primeiro lugar, tê-los.

Sonhar é necessário e muito importante ─ faz bem à saúde!
Vasco Lopes da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário